As professoras da Área de Linguagens disponibilizam aqui os Guias de Aprendizagem do 4º bimestre.
1º ANO - LÍNGUA PORTUGUESA (PROFª LORIS)
1º ANO - INGLÊS (PROFª ROSANA)
Escola: EE Ryoiti Yassuda
|
||||||||
Professor:
Loris Frasinelli
|
Disciplina:
Língua Portuguesa
|
Série
e turma:
1º A, 1º B, 1ºC
|
Bimestre:
4º
|
|||||
Justificativa
do conteúdo do bimestre:
Dando
continuidade às competências e habilidades já desenvolvidas no primeiro, segundo
e terceiro bimestres, em especial as práticas de leitura e escrita na etapa
do nivelamento, pretende-se desenvolver nos educandos pleno domínio da
linguagem a partir de diferentes contextos sociais e em diferentes cenários
interativos, conscientizando-os sobre o discurso literário e não literário,
como realidade linguística e social.
|
||||||||
Objetivos:
Desenvolver
a competência leitora e escritora dos alunos, por meio de práticas de ensino
centradas nos mesmos, no protagonismo juvenil e no trabalho por projetos.
Conhecer e reconhecer seus interesses como leitores; ver e valorizar a
leitura de obras literárias como fonte de prazer e conhecimento de si, do
outro e do mundo ao seu redor.
|
Conteúdos
da disciplina:
Características
de estilo de época; construção da imagem do autor – ethos – e estilo.
Estilo de
época da literatura em língua portuguesa
Interação entre estilo de época,
estilo de autor e obra literária; a crítica social na literatura: Os
Lusíadas, de Luís Vaz de Camões; valor estilístico dos artigos e dos
numerais.
Figuras de
linguagem: Antítese, Metáfora, Metonímia, Catacrese Hipérbole, Paradoxo,
Onomatopeia e Sinestesia.
Estratégias
de Leitura
Compreensão
e discussão oral: Expressão de opiniões pessoais, hetero e auto avaliação,
discussão de pontos de vista em textos literários
Resenha
(características e produção escrita)
Literatura
de cordel
Valor
estilístico dos pronomes
Introdução à construção da análise
crítica com base em textos literários produzidos pelos alunos
O aprendizado de língua portuguesa e o
mercado de trabalho.
|
Habilidades
a serem desenvolvidas no bimestre:
Reconhecer as relações internas e
externas que estruturam um estilo de época; relacionar estilo à construção do
ethos do enunciador.
Distinguir as marcas próprias do texto
literário e estabelecer relações entre o texto literário e o momento de sua
produção, situando aspectos do contexto histórico
Compreender a literatura como sistema
social em que se concretizam calores sociais e humanos atualizáveis e
pertinentes no patrimônio literário da língua portuguesa
Identificar o valor expressivo de
artigo e numeral
Identificar o valor expressivo dos
pronomes
Identificar recursos semânticos
expressivos (Figuras de Linguagem)
Relacionar o aprendizado em língua
portuguesa realizado durante o ano com a vida cotidiana, particularmente com
o mercado de trabalho.
HABILIDADES
DO NIVELAMENTO
HLP1
Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.
HLP2
Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto.
HLP3
Identificar posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo
fato ou ao mesmo tema.
HLP4
Interpretar texto com o auxílio de recursos gráfico-visuais.
HLP5
Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada
palavra ou expressão.
HLP6 Reconhecer
os usos da norma padrão da língua nas diferentes situações de comunicação.
HLP7
Relacionar as variedades linguísticas a situações específicas de uso social.
|
||||||
Temas
transversais: Pluralidade Cultural: O ser humano como agente social e produtor de
cultura.
O tema será
discutido em sala de aula, a partir do Projeto intitulado “Do poema `a
Instalação” buscando explorar diferentes temáticas abordadas por escritores
brasileiros, de diferentes épocas e estilos e suas contribuições para a
cultura literária e artística nacional.
Nesta unidade, será dada especial atenção às percepções dos alunos
acerca da capacidade humana de transformar a sociedade por meio de
manifestações artísticas.
|
||||||||
6.
Estratégias didáticas
|
||||||||
6.1
Atividades Autodidáticas
Uso do
dicionário
Elaboração
de projeto de fotojornalismo;
Pesquisa
Resumos
Leituras
Exercícios
estruturais (Concordância Verbal)
|
6.2
Atividades Didático-Cooperativas
Discussões/
Debates, Seminários, Audiência a filmes, Elaboração de Projeto “Do poema à
instalação “e Criação de jogos com Figuras de Linguagem
|
6.3
– Atividades Complementares:
Leituras de
diferentes gêneros textuais (literários e não literários);
Produção de
artigos de opinião;
Leitura
dramática de texto literário;
Músicas e
reflexão sobre o uso especial da palavra (conotação);
Simulados
SARESP e ENEM.
|
||||||
Valores
trabalhados na disciplina
Ética,
moral e cultural, os quais serão contemplados em meio a discussões geradas
por temas norteadores retirados da apreciação de ocorrências cotidianas que
favoreçam alguma reflexão pertinente.
Contribuirão, ainda, para esse fim, textos suplementares levados para
o contexto de sala de aula.
|
8.
Critérios de Avaliação
Durante as aulas previstas nesse bimestre é preciso que o professor
avalie o desenvolvimento dos alunos, no que diz respeito: a participação
(envolvimento com textos; produções textuais, suas contribuições acerca dos
temas discutidos; o reconhecimento dos gêneros e de suas aplicabilidades nos diferentes
contextos sociais; as inferências realizadas e o uso de diferentes linguagens
nas diversas situações de produção e circulação dos gêneros estudados); o seu
desenvolvimento nas capacidades de compreensão (conhecimentos prévios,
levantamento de hipóteses, checagem de hipóteses), aplicação das regras gramaticais
em vários contextos de utilização da linguagem; capacidade de estabelecer
relações dos seus valores éticos com aqueles exigidos na sociedade
contemporânea e elaborar apreciações estéticas e ou afetivas.
|
|||||||
Referências
PARA O PROFESSOR
Caderno do Professor: Língua
Portuguesa - Ensino Médio – 1ª série- volume 2. São
Paulo: SEE, 2014 - 2017.
Caderno do Professor: Literatura – Ensino Médio-1ª série, volumes 1 e 2. São Paulo: SEE, 2010.
CEREJA,
William e MAGALHÃES. Português: Linguagens. São Paulo: Saraiva, 2013.
SÃO PAULO. Proposta Curricular do Estado de São Paulo:
Língua Portuguesa. São Paulo: SEE, 2008.
PARA O ALUNO
Caderno do Aluno: Língua
Portuguesa - Ensino Médio – 1ª série- volume 1. São
Paulo: SEE, 2014 - 2017
CEREJA,
William e MAGALHÃES. Português: Linguagens. São Paulo: Saraiva, 2013.
www.tvcultura.com.br/aloescola/literatura
www.youtube.com.br
www.releituras.com
|
1º ANO - INGLÊS (PROFª ROSANA)
Escola: EE RYOITI
YASSUDA
|
||||||||
Professor:
Rosana
Mary Martins
|
Disciplina:
Inglês
|
Série:
1º A,
B e C
|
Bimestre:
4º /
2015
|
|||||
1.
Justificativa do conteúdo do bimestre:
Com o propósito de engajar os alunos em contextos
discursivos da língua inglesa por meio de práticas de letramento, as
atividades da disciplina de Inglês priorizarão estratégias de leitura que
desenvolvam habilidades de compreensão de textos, ampliação de vocabulário e,
consequentemente, a competência comunicativa do aluno.
|
||||||||
2.
Objetivos:
Por meio do tema “Newspaper II – Entertainment Sections”, o objetivo
de aprendizagem deste bimestre é desenvolver habilidades e conhecimentos na língua
inglesa dos alunos ao trabalhar com alguns gêneros de jornais – notícias,
lead, manchete.
A
competência escritora será desenvolvida a partir da leitura e do estudo
desses textos e concretizada na elaboração de uma lead.
Com relação ao Nivelamento, será feito
uma interface entre a Língua Inglesa e Portuguesa para trabalhar as
habilidades básicas de LP, necessárias
para acompanhamento da 1ª série do Ensino Médio.
|
3. Conteúdos
da disciplina:
Informação
no mundo globalizado
Notícias e leads
A organização de um lead
(lead paragraphs)
• Localização de
informações em leads: o quê, quem, quando, onde, por quê
• Notícias (reconhecimento
do tema)
• Voz passiva, passado,
passado contínuo e presente
Textos para leitura e
escrita
• Notícias e leads
Produção
• Leads para notícias e
montagem de jornal com os textos produzidos durante o ano
|
4.
Habilidades a serem desenvolvidas no bimestre:
• Ler,
compreender, analisar e interpretar: notícias, lead, piadas, adivinhas e
diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades e
usos sociais
• Comparar
gêneros de textos distintos, identificando suas características
• Usar
formas verbais do presente simples e do passado simples (voz ativa ou
passiva) em um texto informativo
•
Reconhecer e utilizar os pronomes interrogativos
• Escrever
uma manchete, observando suas características de organização
• Elaborar
leads
• Utilizar
os conhecimentos de língua e de gênero para participar de projeto de montagem
de jornal de classe
•
Contribuir em momentos coletivos de tomada de decisão e de produção escrita
·
|
||||||
5.
Temas transversais: Interculturalidade
|
||||||||
6.
Estratégias didáticas
|
||||||||
6.1
Atividades Autodidáticas
·
Leituras
silenciosas
·
Trabalhos
individuais
·
Pesquisas
|
6.2
Atividades Didático-Cooperativas
·
Trabalho em
grupo ou em duplas;
·
Roda de
discussão;
·
Debates;
·
Audiência a
filmes e músicas.
|
6.3
Atividades Complementares:
·
Atividades com
músicas para negociação de significados, construção de sentidos e ampliação
de repertório linguístico;
·
Leituras de
diferentes textos do mesmo gênero textual abordado neste bimestre;
·
Resolução de
exercícios pontuais para apropriação dos conteúdos gramaticais estudados.
|
||||||
7.
Valores trabalhados na disciplina
Éticos, morais e culturais que
favoreçam a formação cidadã no mundo.
Respeito e valorização da cultura de
outros povos, a fim de aprender a respeitar e valorizar ainda mais a própria
cultura.
|
8.
Critérios de Avaliação
·
Participação nas
atividades propostas;
·
Trabalhos
individuais e /ou em grupos;
·
Simulado
bimestral.
|
|||||||
9.
Referências
Caderno do Aluno: Inglês - Ensino Médio – volume 2
(Tema 2). São Paulo: SEE, 2014-2017.
Dicionário de inglês on line.
Disponível em: http://www.wordreference.com/.
Acesso em 10/02/2015.
Infoescola (pesquisa sobre gramática). Disponível
em: http://www.infoescola.com/”ing”les . Acesso em 23/07/2015.
Pesquisa sobre a estrutura da
língua inglesa. Disponível em: http://www.esltower.com.
Acesso em 13/02/2015.
British Council. Disponível em: http://learnenglishteens.britishcouncil.org
e
http://learnenglish.britishcouncil.org.
Acesso em 13/02/2015.
Inglês na Ponta da Língua.
Disponível em: http://www.inglesnapontadalingua.com.
Acesso em 13/02/2015.
Só Língua Inglesa. Disponível
em: http://www.solinguainglesa.com.br/conteudo/verbos.php. Acesso em 14/02/2015.
Learn English (pesquisas sobre a
língua inglesa). Disponível em: http://www.learnenglish.de. Acesso em 11/12/2015.
|
||||||||
1º ANO - EDUCAÇÃO FÍSICA (PROFª GISELE)
Escola: EE RYOITI YASSUDA
|
||||||||
Professora:
Gisele de Fátima Zalder Eiras Corrêa
|
Disciplina:
Educação Física
|
Série e turma: 1º anos A,
B e C
|
Bimestre: 4º
|
|||||
1.Justificativa do conteúdo do bimestre:
Dando continuidade ao trabalho
realizado no 1º, 2º e 3º Bimestres, levando em consideração tanto teoria
quanto prática da disciplina de Educação Física, pretende-se proporcionar aos
alunos o confronto de suas experiências com a atividade física e os novos
conceitos que deverão ser trabalhados no Ensino Médio, atendendo a proposta
no que tange aos conteúdos sobre a Cultura do Movimento e também Corpo Beleza
e Saúde.
|
||||||||
2.Objetivos:
- Desenvolver a compreensão da Cultura do
Movimento por meio de atividades teóricas e práticas, possibilitando a
intervenção e participação nessa cultura de forma autônoma e crítica.
|
3.Conteúdos da disciplina:
Esporte
Tema –
Ginástica
Práticas
contemporâneas: ginásticas aeróbica, localizada e/ou outras
• Princípios
orientadores
• Técnicas e
exercícios
Tema – Luta
Princípios
orientadores, regras e técnicas de uma luta ainda não conhecida dos alunos
|
4.Habilidades a serem
desenvolvidas no bimestre:
• Identificar
as características do exercício aeróbio, em termos de intensidade, frequência
e duração.
• Relacionar o
exercício aeróbio ao desenvolvimento da capacidade física, da resistência, da
melhoria do sistema cardiorrespiratório e da diminuição ou controle da
gordura corporal.
• Identificar
seu próprio ritmo de caminhada em função da intensidade exigida na
exercitação aeróbia
• Associar os
princípios gerais da ginástica aeróbica ao conceito de exercício aeróbio
• Identificar
princípios, exercícios e técnicas comuns às várias modalidades de
ginástica
aeróbica
• Reconhecer
suas sensações de esforço, motivação, facilidades e dificuldades na prática
da ginástica aeróbica
•Selecionar,
relacionar e interpretar informações e conhecimentos para construir
argumentação consistente e coerente que justifique a preferência por u ma
modalidade de ginástica
• Reconhecer
características do esporte na ginástica aeróbica esportiva
• Identificar e
comparar os princípios e exercícios da ginástica aeróbica esportiva com a
ginástica aeróbica tradicional
• Identificar
os movimentos básicos da esgrima (ou da luta selecionada para
o bimestre)
• Reconhecer e
valorizar as técnicas e táticas no desempenho esportivo e na apreciação do
espetáculo esportivo
|
||||||
5.Temas
transversais: Qualidade de Vida - O tema será discutido em sala de
aula conforme a contextualização das aulas. De acordo com as atividades que
envolvam o tema Corpo, Beleza e Saúde os jovens poderão desenvolver valores
críticos sobre a qualidade de vida.
|
||||||||
6.
Estratégias didáticas
|
||||||||
6.1 Atividades Autodidáticas
- Pesquisa
- Resumos
- Leituras
- Entrevistas
- Elaboração de
relatórios sobre as pesquisas e entrevistas, bem como gráficos.
- Uso de dicionário
- Elaboração de
coreografias, circuitos de treinamento físico e danças.
|
6.2 Atividades
Didático-Cooperativas
- Debates, Jogos cooperativos,
Seminários, Entrevistas, Audiências a filmes e palestras e Elaboração de
projetos.
|
6.3 – Atividades
Complementares:
-Tarefas;
- Revisão dos
conteúdos,
Jogos cooperativos;
- Atividades de
esporte voltado ao lazer;
- Músicas para
reflexão e relaxamento;
- Simulados com
questões de Enem e Saresp;
|
||||||
7.Valores trabalhados na
disciplina
Ética, moral, respeito e
disciplina que serão contemplados nas diversas atividades, geradas por temas
norteadores retirados do currículo própria da Educação Física.
|
8. Critérios de Avaliação
Durante o bimestre, os alunos serão avaliados de
acordo com a participação durante as aulas teóricas e práticas.
De acordo com a produção das atividades, os
alunos produzirão textos escritos e apresentações práticas que refletirão os
resultados de pesquisas e entrevistas.
Simulado Bimestral.
|
|||||||
9.Referências
Professor:-
Caderno do Aluno e do Professor: Educação Física
– Ensino Médio – 1ª Ano – volume 2. São Paulo: SEE 2014.
SÃO PAULO. Currículo do Estado de São Paulo:
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: SEE 2014-2017.
Aluno:-
Site:
|
1º ANO - ARTE (PROFª WANDERLÉA)
Escola: E. E. Ryoiti Yassuda
|
||||||||
Professor: Wanderléa Ap. B. Consolino
|
Disciplina:
Arte
|
Série e turma:
1º A, B, C
|
Bimestre:
4º(Out/Dez) / 2015
|
|||||
1.
Justificativa do
conteúdo do bimestre:
Consolidar e
aprofundar os conhecimentos adquiridos no Ensino Fundamental, preparando os
alunos para o mercado de trabalho e a cidadania, aprimorando-o como pessoa
humana: ética com autonomia intelectual e crítico. É papel do Ensino Médio
proporcionar aos alunos o aperfeiçoamento de seus conhecimentos, inclusive os
estéticos da sensibilidade, a política da igualdade e a ética da identidade,
que já vem sendo desenvolvido em etapas anteriores, através do domínio da
linguagem das artes como atividade participativa social, tornando-os capazes
de interpretar diferentes linguagens das artes. Trabalhando a cidadania, a
cooperatividade, o respeito com os colegas, integrá-los no meio ambiente e na
sociedade. Aprendendo “de modo sensível-cognitivo realizar produções
artísticas e compreendê-las, apreciar produtos de arte e compreende-los;
analisar manifestações artísticas, conhecendo-as e compreendendo-as em sua
diversidade histórico-cultural’
|
||||||||
2.
Objetivos:
ü Planejar e
projetar intervenção utilizando uma das linguagem da arte de forma individual
ou colaborativa,
ü Avaliar o
processo percurrido na criação e realização utilizando-se do PDCA,
ü Identificar
a performance, sua interação com o espectador, sua forma de registro,
ü Realizar a
intervenção no espaço escola,
ü Avaliar o
processo vivido e produzir e realizar uma forma de registro – portifólio e
produzir uma divulgação dos resultados cartão-postal.
|
3.
Conteúdos da
disciplina:
Caderno 2
Situação de Aprendizagem 5 – Planejando uma intervenção.
Situação de Aprendizagem 6 – Avaliando o processo e
caminhos para a continuidade.
Situação de aprendizagem 7 – In(ter)venção: Revelando os
seus instantes.
Situação de aprendizagem 8 – In(ter)venção: produzindo
seus instantes.
Situação de aprendizagem 9 – Olhar sobre o processo
vivido.
|
4.
Habilidades a serem
desenvolvidas no bimestre:
ü Ampliar a
compreensão sobre a intervenção em arte,
ü Conhecer e
refletir sobre a materialidade em Arte e suas possibilidades em processo de
criação e forma-conteúdo na linguagem das artes visuais, da música, do teatro
ou da dança,
ü Avaliar os
processos já realizados como um modo de leitura-sondagem para a continuidade
dos projetos de intervenção,
ü Apresentar outras
ideias de intervenção em artes visuais, música, teatro ou dança na escola,
por meio de projetos individuais ou colaborativos.
|
||||||
5.
Temas transversais: Pluralidade cultural
|
||||||||
6. Estratégias
didáticas
|
||||||||
ü
6.1 Atividades
Autodidáticas
ü Uso de
imagem em vídeos, fotografias;
ü Atividades
do caderno do aluno;
ü Fazer
artístico: realizar intervenção planejada em grupo ou individual.
ü Pesquisa de
poesias na internet e no livro didático
ü Leitura de
imagem
|
6.2 Atividades Didático-Cooperativas
ü O fazer
artístico e a apreciação significativa da arte e do universo a ela
relacionada ocorrerá através da elaboração de projetos em grupo e individual,
visando o desenvolvimento da cooperação e dos pilares da educação aprender a
conviver e a ser.
|
6.3 – Atividades Complementares:
ü Leitura de
imagem,
|
||||||
7.
Valores trabalhados na
disciplina
Ética, moral e cultural, os quais serão contemplados em
meio a discussões geradas por temas norteadores retirados da apreciação de
ocorrências cotidianas que favoreçam alguma reflexão pertinente. Contribuirão, ainda, para esse fim, leitura
de imagens suplementares levados para o contexto de sala de aula.
|
8. Critérios de Avaliação
ü Simulado da
área de Linguagens,
ü Avaliação
mensal,
ü Avaliação
AAP.
ü Atividade
Prática (fazer artístico),
ü Participação
nas atividades,
ü Pontualidade
nas atividades propostas,
ü Trabalhos
de pesquisa.
|
|||||||
9.
Referências
Pesquisa sobre história da arte. Disponível em http://www.historiadaarte.com.br/linha/default.html. Acesso em
20/02/2015.
Pesquisa lugar de arte. Disponível em http://novo.itaucultural.org.br/materiacontinuum/dezembro-2011-o-lugar-da-arte/. Acesso em 20/02/2015.
Pesquisa de imagem de obras de arte. Disponível em http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/ResultadoPesquisaObraForm.do. Acesso em 20/02/2015.
ARNOLD, Dona;
Introdução a História da Arte, Editora Ática.
BOZZANO, Hugo,
Frenda Perla, Gusmão tatiane Cristina; Arte em interação, Editora IBEP
CADERNO DO ALUNO:
ARTE - Ensino Médio – 1ª série- volumes 1, 2 , São Paulo: SEE, 2009.
COSTELA, F.
Antonio; Para Apreciar a Arte,editora –
Roteiro Didático,Editora SENAC.
GARCEZ, Lucilia
Oliveira; Explicando a Arte, Editora Nova Fronteira
GARCEZ, Lucilia
Oliveira, Explicando a Arte Brasileira, Editora Nova Fronteira
|
2º ANO A - LÍNGUA PORTUGUESA (PROFª LORIS)
2º ANO B - LÍNGUA PORTUGUESA (PROFª DANIELA)
Escola: EE RYOITI
YASSUDA
|
||||||
Professor:
Rosana
Mary Martins
|
Disciplina:
Inglês
|
Série:
2º A
e B
|
Bimestre:
4º /
2015
|
|||
1.
Justificativa do conteúdo do bimestre:
Com o propósito de engajar os alunos em contextos
discursivos da língua inglesa por meio de práticas de letramento, as
atividades da disciplina de Inglês priorizarão estratégias de leitura que
desenvolvam habilidades de compreensão de textos, ampliação de vocabulário e,
consequentemente, a competência comunicativa do aluno.
|
||||||
2.
Objetivos:
Contribuir para que os alunos aprimorem o aprendizado da língua
inglesa através da reflexão sobre a influência da literatura nas produções
cinematográficas e sobre como um enredo pode ser adaptado para o cinema.
A competência de escrita será desenvolvida por meio da elaboração de
um roteiro para a dramatização de um sketch
baseado em um filme ou livro.
|
3.
Conteúdos da disciplina:
Intertextualidade e cinema
Cinema e
literatura
• Cinema,
literatura e identidade cultural
• O enredo
no texto literário e sua adaptação para o cinema
•
Organização do texto narrativo
•
Identificação e descrição de personagens
• O uso de
diferentes tempos verbais
• Discursos
direto e indireto
• O uso de
linking words (palavras de ligação)
Textos
para leitura e escrita
• Paródias
e contos literários
Produção
• Roteiro e
dramatização de esquete com base em um filme ou livro
|
4.
Habilidades a serem desenvolvidas no bimestre:
• Ler,
compreender, analisar e interpretar: conto literário, piadas, adivinhas e
diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades e
usos sociais
•
Identificar os diferentes elementos que estruturam o texto narrativo:
personagens, marcadores de tempo e de localização, o conflito gerador do
enredo, sequência lógica dos fatos, modos de narrar (1a e 3a pessoas);
adjetivação na caracterização de personagens, cenários e objetos; modos de
marcar o discurso alheio (discursos direto e indireto)
• Discutir
a relação entre cinema, literatura e identidade cultural com base na leitura
de textos
• Analisar
e comparar o enredo no texto literário com sua adaptação para o cinema
•
Identificar as situações de uso de diferentes tempos verbais
•
Identificar conjunções (contraste, adição, conclusão e concessão) e
marcadores sequenciais
•
Identificar as situações de uso dos discursos direto e indireto
• Produzir
um roteiro para dramatização de esquete com base em um filme ou livro,
compreendendo a produção como um processo em etapas de elaboração e
reelaboração
NIVELAMENTO:
· Inferir informações implícitas (conceitos/opiniões,
tema/assunto principal, entre outros) em um texto.
|
||||
5.
Temas transversais: Interculturalidade
|
||||||
6.
Estratégias didáticas
|
||||||
6.1
Atividades Autodidáticas
· Leituras silenciosas
· Trabalhos individuais
· Pesquisas
|
6.2
Atividades Didático-Cooperativas
· Trabalho em grupo ou em duplas;
· Roda de discussão;
· Debates;
· Audiência a filmes e músicas.
|
6.3
Atividades Complementares:
· Atividades com músicas para negociação de
significados, construção de sentidos e ampliação de repertório linguístico;
· Leituras de diferentes textos do mesmo gênero
textual abordado neste bimestre;
· Resolução de exercícios pontuais para apropriação
dos conteúdos gramaticais estudados.
|
||||
7.
Valores trabalhados na disciplina
Éticos, morais e culturais que
favoreçam a formação cidadã no mundo.
Respeito e valorização da cultura de
outros povos, a fim de aprender a respeitar e valorizar ainda mais a própria
cultura.
|
8.
Critérios de Avaliação
· Participação nas atividades propostas;
· Trabalhos individuais e /ou em grupos;
· Simulado bimestral.
|
|||||
9.
Referências
Caderno do Aluno: Inglês - Ensino Médio – 2ª série –
volume 2 (Tema 2). São Paulo: SEE, 2014-2017.
Dicionário de inglês on line.
Disponível em: http://www.wordreference.com/.
Acesso em 10/02/2015.
Infoescola (pesquisa sobre gramática). Disponível
em: http://www.infoescola.com/”ing”les . Acesso em 23/07/2015.
Pesquisa sobre a estrutura da
língua inglesa. Disponível em: http://www.esltower.com.
Acesso em 13/02/2015.
British Council. Disponível
em: http://learnenglishteens.britishcouncil.org e
http://learnenglish.britishcouncil.org.
Acesso em 13/02/2015.
Inglês na Ponta da Língua.
Disponível em: http://www.inglesnapontadalingua.com.
Acesso em 13/02/2015.
Só Língua Inglesa. Disponível
em: http://www.solinguainglesa.com.br/conteudo/verbos.php. Acesso em 14/02/2015.
Learn English (pesquisas sobre a
língua inglesa). Disponível em: http://www.learnenglish.de. Acesso em 11/12/2015.
|
||||||
2º ANO - EDUCAÇÃO FÍSICA (PROFª GISELE)
2º ANO - ARTE (PROFª WANDERLÉA)
3º ANO - LÍNGUA PORTUGUESA (PROFª DANIELA)
3º ANO - INGLÊS (PROFª ROSANA)
Escola: EE RYOITI
YASSUDA
|
||||||||
Professor:
Rosana
Mary Martins
|
Disciplina:
Inglês
|
Série:
3º A,
B e C
|
Bimestre:
4º /
2015
|
|||||
1.
Justificativa do conteúdo do bimestre:
Com o propósito de engajar os alunos em contextos
discursivos da língua inglesa por meio de práticas de letramento, as
atividades da disciplina de Inglês priorizarão estratégias de leitura que
desenvolvam habilidades de compreensão de textos, ampliação de vocabulário e,
consequentemente, a competência comunicativa do aluno.
|
||||||||
2.
Objetivos:
Contribuir
para o desenvolvimento da competência de leitura dos alunos ao discutirem as
características e a organização do gênero textual Curriculum Vitae .
A
competência escritora será desenvolvida pela elaboração de um Curriculum
Vitae.
|
3.
Conteúdos da disciplina:
O mundo do
trabalho
Construção do curriculum
vitae
• Tipos de currículo
• Características e
organização de um currículo
• Etapas no processo de
colocação profissional (do anúncio à entrevista)
• Edição de currículo
(informações pessoais, formação, habilidades e objetivos)
• O uso e significado das
abreviações
Textos para leitura e
escrita
• Currículo e boletins
informativos
Produção
• Currículo contendo
informações pessoais, formação, habilidades e objetivos
|
4.
Habilidades a serem desenvolvidas no bimestre:
• Ler, compreender,
analisar e interpretar: currículo, boletins informativos, piadas, adivinhas e
diálogos, inferindo seus traços característicos, bem como suas finalidades e
usos sociais
• Comparar gêneros de
textos distintos, identificando suas características
• Comparar conteúdos em
gêneros diferentes
• Reconhecer as
características e a organização de um currículo
• Identificar o uso e o
significado de abreviações em currículo
• Produzir um currículo
contendo informações pessoais, formação, habilidades e objetivos,
compreendendo a produção como um processo em etapas de elaboração e
reelaboração
NIVELAMENTO/ SARESP:
·
Inferir
informações implícitas (conceitos/opiniões, tema/assunto principal, entre
outros) em um texto.
|
||||||
5.
Temas transversais: Interculturalidade; mundo do trabalho
|
||||||||
6.
Estratégias didáticas
|
||||||||
6.1
Atividades Autodidáticas
·
Leituras
silenciosas
·
Trabalhos
individuais
·
Pesquisas
|
6.2
Atividades Didático-Cooperativas
·
Trabalho em
grupo ou em duplas;
·
Roda de
discussão;
·
Debates;
·
Audiência a
filmes e músicas.
|
6.3
Atividades Complementares:
·
Atividades com
músicas para negociação de significados, construção de sentidos e ampliação
de repertório linguístico;
·
Leituras de
diferentes textos do mesmo gênero textual abordado neste bimestre;
·
Resolução de
exercícios pontuais para apropriação dos conteúdos gramaticais estudados.
|
||||||
7.
Valores trabalhados na disciplina
Éticos, morais e culturais, por meio
de discussões que enfatizem a temática profissões, com o propósito de
permitir a reflexão dos alunos sobre o mercado de trabalho e o mundo
acadêmico.
Respeito e valorização da cultura de
outros povos, a fim de aprender a respeitar e valorizar ainda mais a própria
cultura.
|
8.
Critérios de Avaliação
·
Participação nas
atividades propostas;
·
Trabalhos
individuais e /ou em grupos;
·
Prova mensal.
|
|||||||
9.
Referências
Caderno do Aluno: Inglês - Ensino Médio – 3ª série –
volume 2 – Tema 2. São Paulo: SEE, 2014-2017.
Dicionário de inglês on line.
Disponível em: http://www.wordreference.com/.
Acesso em 10/02/2015.
Infoescola (pesquisa sobre gramática). Disponível
em: http://www.infoescola.com/”ing”les . Acesso em 23/07/2015.
Pesquisa sobre a estrutura da
língua inglesa. Disponível em: http://www.esltower.com.
Acesso em 13/02/2015.
British Council. Disponível
em: http://learnenglishteens.britishcouncil.org e
http://learnenglish.britishcouncil.org.
Acesso em 13/02/2015.
Inglês na Ponta da Língua.
Disponível em: http://www.inglesnapontadalingua.com.
Acesso em 13/02/2015.
Só Língua Inglesa. Disponível
em: http://www.solinguainglesa.com.br/conteudo/verbos.php. Acesso em 14/02/2015.
Learn English (pesquisas sobre a
língua inglesa). Disponível em: http://www.learnenglish.de. Acesso em 11/12/2015.
|
||||||||
3º ANO - EDUCAÇÃO FÍSICA (PROFª GISELE)
2º ANO - ARTE (PROFª WANDERLÉA)
Nenhum comentário:
Postar um comentário