Diante
da grande importância e urgência das questões ambientais em nossa sociedade, a
Escola Estadual RYOITI YASSUDA, desde 2013 vem assumindo um forte compromisso
de promover a Educação Ambiental, sobretudo através de disciplinas eletivas
voltadas especificamente para esta abordagem, encontrando-se como Tema
Transversal do currículo oficial do Estado de São Paulo. Infelizmente, as
notícias acerca do cenário ambiental não são nada positivas, cabendo à escola,
como espaço privilegiado para desenvolver discussões e propor ações com o
escopo de sensibilizar nossos jovens a assumir seu papel como protagonistas à
frente desses desafios contemporâneos.
Professores responsáveis pelos projetos ambientais: Edson Ricardo, Felipe de Paula e Kellen Briet |
Nesse
ano de 2015, iniciou-se uma aliança promissora desta Escola com a campanha “Escola Sustentável Parceira do Programa
Nascentes”, que tem como meta o fortalecimento da cidadania socioambiental
da comunidade educativa. O “Programa
Nascentes” trata-se de uma grande iniciativa do Governo do Estado de São
Paulo, para manter e recuperar as matas ciliares, responsáveis pela proteção,
limpeza e equilíbrio dos ecossistemas aquáticos. Neste contexto, foi realizado,
a partir da disciplina Eletiva S.O.S.
Planeta Terra, ministrada pelos professores Edson Ricardo, Felipe de Paula
e Kellen Briet, um trabalho local com dois grupos de alunos, intitulado “A saúde do Rio que Passa no meu Bairro”.
Este trabalho teve como objetivo fazer uma caracterização das condições ecológicas
em um trecho de um rio pertencente à bacia hidrográfica em que se localiza o
bairro do aluno, seguindo a metodologia de um Protocolo de Avaliação Rápida
(PAR) da diversidade de habitat de um curso d’água, segundo HANNAFORD et al. (1997) adaptado.
Resultados
O grupo I composto por cinco alunos, todos do Ensino Médio,
foi a campo e avaliou um trecho do rio denominado “Ribeirão do Curtume”
localizado no bairro Vila Prado, chegando a seguinte conclusão:
“Após a
análise do Ribeirão do Curtume observa-se que a margem do rio possui bastante
vegetação mesmo estando em uma região residencial. Há indícios de poluição como
garrafas pet, bolinhas plásticas, sacolas plásticas, papel na margem do curso
d’água. À água tem uma coloração amarronzada devido a sua cor barrenta, a
indícios de erosão nas margens. ...... este rio pode ser considerado como
regular ou bom.”(Palavras da aluna Sulamita).
Ao
final do trabalho o grupo sugeriu que:
Foto: Aluna fazendo a avaliação do rio |
“A
população local do Vila Prado deveria se responsabilizar pelo trecho, retirar
as garrafas e outras poluições, e preservar a vegetação existente nas margens”.
Foto: Trecho do rio “Ribeirão do Curtume” |
O grupo II composto por cinco alunas, todas do Ensino Médio,
foi a campo e avaliou um trecho do Rio “Paraíba do Sul” localizado no bairro do
Bosque na curva em que o mesmo faz nas margens do “Bosque da Princesa”. As
meninas chegaram a seguinte conclusão:
“Através
dos parâmetros estudados e as notas aplicadas em cada quesito, pôde-se observar
que o Paraíba do Sul trata-se de um rio de boa qualidade, já que sua pontuação
referente ao questionário foi de 60 pontos. Portanto encontra-se em bom estado
de conservação por tratar-se de um rio parcialmente preservado, apesar da
interferência contínua do homem em seu meio.”
Foto: Imagem de satélite do trecho Rio Paraíba do Sul próximo ao Bosque da Princesa
|
O grupo ainda conclui que:
“Como ação
de intervenção, poderia ser proposto à revitalização da mata ciliar de todo o
trecho e a elaboração de um programa periódico de educação ambiental envolvendo
toda a comunidade, a ser executado no local, como por exemplo, eventos
culturais promovidos pela prefeitura ou órgãos não governamentais”.
Foto: Imagem da
margem esquerda do trecho do Rio Paraíba do Sulo
|
Abaixo, segue o registro em vídeo criado pelas alunas na avaliação de um pequeno trecho do Rio Paraíba do Sul, no Bosque da Princesa, Pindamonhangaba.
Agradecemos a Diretoria de Ensino representada pela PCNP Cristiane Olímpio por acreditar em nosso projeto de Educação Ambiental, trazendo a parceria do Programa Nascentes, dando a oportunidade para conquistarmos a certificação de Escola Sustentável.Também não podemos esquecer de agradecer todo o apoio da Direção da EE Ryoiti Yassuda, bem como o empenho de nossos alunos protagonistas no que tange às questões ambientais.
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