Uma melhor compreensão da
atuação química dos neurotransmissores no organismo pode contribuir para o
desenvolvimento da inteligência emocional, bem como para a prevenção ou
amenização dos transtornos emocionais evidenciados na idade escolar, como a
ansiedade e a depressão em seus diversos níveis. Sob o pretexto de investigar a
ciência envolvida na regulação das emoções e dos sentimentos humanos, iniciou-se, nas aulas inaugurais de QUÍMICA de 2020, o projeto "A QUÍMICA DAS EMOÇÕES: EXPLORANDO A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO AMBIENTE ESCOLAR"
Os principais objetivos propostos neste tema são:
- Conhecer e compreender a química dos neurotransmissores, substâncias reguladores das emoções e dos sentimentos humanos;
- Refletir em como podemos desenvolver a inteligência emocional a partir da neurociência e do exercício do autoconhecimento;
- Introduzir a Química Orgânica através da construção de estruturas moleculares de alguns neurotransmissores;
- Promover, por meio da inserção destas ideias, uma melhoria sensível no aprendizado em Química;
- Incentivar a implantação no ambiente escolar de ações e interações sócio emocionais, visando promover a melhoria do clima escolar e, consequentemente,
- Contribuir para prevenir ou amenizar os transtornos emocionais sofridos pelos adolescentes;
- Desenvolver projetos de pré iniciação científica sobre este tema.
O desenvolvimento inicial ocorreu através das seguintes etapas:
- Aplicação da Dinâmica "Autoconsciência", utilizando música ambiente e exercício de respiração a fim de refletir sobre a ação dos neurotransmissores nas emoções humanas;
- Levantamento prévio de ideias sobre os conceitos de "emoção" e "sentimento" a partir de uma roda de conversa, analisando algumas situações específicas;
- Exibição de vídeo sobre neurotransmissores e sua ação no cérebro humano;
- Realização de uma atividade prática sobre construção de moléculas de alguns neurotransmissores, utilizando-se de um kit de moléculas, para um primeiro contato com modelos de estruturas moleculares espaciais estudados em Química Orgânica.
As dinâmicas e atividades
práticas previstas foram realizadas com êxito, contando com a participação
ativa e frutuosa dos alunos, que se sentiram valorizados por poderem expressar
suas emoções, sentimentos e opiniões. Através das aulas desenvolvidas, alguns
alunos tomaram a iniciativa voluntária de se aprofundar mais dentro deste tema
por meio de projetos de pré iniciação, com o propósito de contribuir para a
melhoria do clima escolar e, com isso, realizar um conjunto de ações visando
contribuir para a prevenção ou amenização dos transtornos emocionais
vivenciados na adolescência.
Agradecimento especial à psicóloga Adriele Carvalho, pela disponibilidade e acompanhamento profissional.
Professor responsável: Edson Ricardo Florentino
EMail: profedsonqui@gmail.com
Agradecimento especial à psicóloga Adriele Carvalho, pela disponibilidade e acompanhamento profissional.
Professor responsável: Edson Ricardo Florentino
EMail: profedsonqui@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário