terça-feira, 3 de março de 2020

A QUÍMICA DAS EMOÇÕES: EXPLORANDO A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL



Uma melhor compreensão da atuação química dos neurotransmissores no organismo pode contribuir para o desenvolvimento da inteligência emocional, bem como para a prevenção ou amenização dos transtornos emocionais evidenciados na idade escolar, como a ansiedade e a depressão em seus diversos níveis. Sob o pretexto de investigar a ciência envolvida na regulação das emoções e dos sentimentos humanos, iniciou-se, nas aulas inaugurais de QUÍMICA de 2020, o projeto "A QUÍMICA DAS EMOÇÕES: EXPLORANDO A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL NO AMBIENTE ESCOLAR"

Os principais objetivos propostos neste tema são:
  • Conhecer e compreender a química dos neurotransmissores, substâncias reguladores das emoções e dos sentimentos humanos; 
  • Refletir em como podemos desenvolver a inteligência emocional a partir da neurociência e do exercício do autoconhecimento; 
  • Introduzir a Química Orgânica através da construção de estruturas moleculares de alguns neurotransmissores; 
  • Promover, por meio da inserção destas ideias, uma melhoria sensível no aprendizado em Química; 
  • Incentivar a implantação no ambiente escolar de ações e interações sócio emocionais, visando promover a melhoria do clima escolar e, consequentemente, 
  • Contribuir para prevenir ou amenizar os transtornos emocionais sofridos pelos adolescentes; 
  • Desenvolver projetos de pré iniciação científica sobre este tema.



O desenvolvimento inicial ocorreu através das seguintes etapas:
  • Aplicação da Dinâmica "Autoconsciência", utilizando música ambiente e exercício de respiração a fim de refletir sobre a ação dos neurotransmissores nas emoções humanas; 
  • Levantamento prévio de ideias sobre os conceitos de "emoção" e "sentimento" a partir de uma roda de conversa, analisando algumas situações específicas; 
  • Exibição de vídeo sobre neurotransmissores e sua ação no cérebro humano; 
  • Realização de uma atividade prática sobre construção de moléculas de alguns neurotransmissores, utilizando-se de um kit de moléculas, para um primeiro contato com modelos de estruturas moleculares espaciais estudados em Química Orgânica.

As dinâmicas e atividades práticas previstas foram realizadas com êxito, contando com a participação ativa e frutuosa dos alunos, que se sentiram valorizados por poderem expressar suas emoções, sentimentos e opiniões. Através das aulas desenvolvidas, alguns alunos tomaram a iniciativa voluntária de se aprofundar mais dentro deste tema por meio de projetos de pré iniciação, com o propósito de contribuir para a melhoria do clima escolar e, com isso, realizar um conjunto de ações visando contribuir para a prevenção ou amenização dos transtornos emocionais vivenciados na adolescência.
Agradecimento especial à psicóloga Adriele Carvalho, pela disponibilidade e acompanhamento profissional.
Professor responsável: Edson Ricardo Florentino
EMail: profedsonqui@gmail.com




Nenhum comentário:

Postar um comentário