quarta-feira, 10 de novembro de 2021

Encontro virtual com a autora ROBERTA SPINDLER na Eletiva Guerra Invisível

 


        Eletiva Guerra Invisível, que explora o universo literário do gênero de Ficção Científica e suas adaptações cinematográficas, realizou no dia 29 de outubro, na escola Ryoiti Yassuda um encontro com a escritora Roberta Spindler, que ocorreu de forma virtual com a autora por meio da plataforma da Microsoft Teams. O evento contou também com a participação presencial dos alunos e professores de outras eletivas, como o Professor Helder Clementino e Sônia Maria Vitorazo, com a Eletiva Desafios do século XXI e as Professoras Alessandra J.V. Figueiredo e Manuella Philbert, com a Eletiva Texto e contexto.
        Um dos objetivos desta Eletiva é despertar o espírito inventivo, a curiosidade científica e a criatividade para solucionar problemas cotidianos e melhor prepará-los tanto para a inserção no mundo de trabalho quanto para o  ingresso no ensino superior, em consonância com o Projeto de Vida que cada aluno é estimulado a desenvolver neste modelo de ensino.

Roberta Spindler nasceu em Belém/PA e é graduada em Publicidade e Propaganda. Nerd confessa, adora quadrinhos, games e RPG, e trabalha como editora de vídeos. Escreve desde a adolescência e é apaixonada por literatura fantástica. Tem contos publicados em diversas antologias. Seu primeiro livro solo foi "A Torre Acima do Véu".

Dentre as outras obras da autora estão Space Ópera, Naqueles dias escuros, Futebol Monumental – Contos do Dragão, Olhos de Céu, Amores Proibidos – Sangue de Chuchulainn, O Interrogador, Dinossauros, Imaginários, Somnum, Heróis de Novigrath.

Os professores responsáveis pelo evento, Mônica C. de Q. Abreu, da sala de leitura, e Edson Ricardo Florentino, do componente curricular Química, pesquisaram a respeito de autores brasileiros jovens de ficção científica para trabalhar em sua eletiva “Guerra invisível”. Ao lerem sobre os autores e suas obras, depararam-se com o livro "A Torre Acima do Véu", pelo qual manifestaram grande interesse. Segundo a Professora Mônica, o livro é envolvente desperta a curiosidade pela ciência.

Os Professores entraram em contato com a autora por e-mail e Instagram, a fim de solicitar uma conversa com os alunos. A escritora se disponibilizou prontamente.

A conversa foi um sucesso e teve a abertura com as boas-vindas do Coordenador Geral, Alfredo Pires Neto. Roberta discorreu de forma elegante e descontraída sobre o ofício de escritora, respondendo diversas perguntas sobre sua participação em eventos públicos como as Bienais do Livro de São Paulo e do Rio de Janeiro, como também os desafios encontrados nas fases da escrita, edição e publicação de suas obras.

Agradecemos a participação de todos os envolvidos, sobretudo a disponibilidade da autora Robert Spindler, que contribuiu imensamente para enriquecer ainda mais o conhecimento dos alunos e professores sobre o gênero tratado, como também inspirou ainda mais o Projeto de Vida dos aspirantes a escritores.

 Texto escrito em colaboração com os professores Alessandra J.V. Figueiredo, Mônica C. de Q. Abreu, Helder C. L. Silva e Edson Ricardo Florentino.



Nenhum comentário:

Postar um comentário